top of page

Sobre Nós

Missão

O AESS tem como missão prestar um serviço público de educação de qualidade, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, objetivando a formação de cidadãos ativos, participativos, responsáveis, com ética e respeito por si e pelos outros, com competências e conhecimentos que lhes permitam integrar-se numa sociedade em constante transformação.

Valoriza o esforço e empenho dos alunos como meios de alcançar o sucesso, respeita a igualdade de oportunidades e de condições e prepara os alunos para o exercício profissional e para uma cidadania ativa.

O AESS tem um caráter humanista, onde solidariedade e voluntariado são exemplos, onde se encoraja os alunos a desenvolver e a pôr em prática os valores de uma cultura de escola e os princípios que orientam, justificam e dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O AESS proporciona ao pessoal docente e não docente uma atualização permanente dos conhecimentos.

Visão

O AESS tem a ambição de se consolidar como uma escola de referência, no concelho de Guimarães, pela qualidade das aprendizagens, pelo sucesso educativo dos alunos e pela promoção de princípios e valores referenciados no PASEO.

 

Um Agrupamento capaz de promover o sucesso individual dos seus alunos, de melhorar a qualidade das aprendizagens e de promover o sucesso educativo através da melhoria dos resultados escolares. Pretende conquistar o reconhecimento de um agrupamento inovador e ativo.

fotopatrono_edited.jpg
Joaquim Santos Simões

Patrono

Joaquim António dos Santos Simões (12 de agosto de 1923 - 23 de junho de 2004), patrono deste Agrupamento, foi um inquestionável pedagogo e humanista, exemplo de empenhamento cívico e cultural.

 

Em conjunto com o exercício profissional do ensino de Matemática, desenvolveu (apesar dos condicionalismos impostos pelo regime salazarista) uma notável ação no Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra; em Guimarães, no Cineclube, na instalação de uma Biblioteca Gulbenkian, na criação e direção do Teatro de Ensaio Raul Brandão e na Sociedade Martins Sarmento.

 

Foi promotor do Museu de Arte Primitiva Moderna de Guimarães, Membro da Comissão Instaladora e do Senado da Universidade do Minho, entre outras atividades.

 

As suas obras constituem o depoimento singular de uma personalidade não menos singular que ocupou um destacado lugar na sociedade regional e nacional.

bottom of page